segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Uma nota rápida

Uma nota rápida para fins de registro.

Hoje faltam 30 dias para eu concluir a minha primeira formação na área de programação para web, iniciado há cerca de dez meses (09/09/2014), oito dias depois do último post acerca do nosso processo de imigração.

O Canadá estabeleceu o Express Entry como principal processo de imigração federal para trabalhadores qualificados. Um processo baseado na proficiência de inglês dos candidatos, experiência de trabalho em suas áreas de formação, formação acadêmica (em caso de profissões regulamentadas lá) e, principalmente oferta de trabaho (Job Offer). Tudo isso em um sistema de pontuação que é somado em um perfil que o candidato cria online no site do ministério da imigração. Conheça.

Para mim é uma excelente oportunidade, afinal este novo processo abriu as portas para uma modalidade de imigração que me fez ir em busca de uma atividade profissional que para mim é muito legal. A de desenvolvedor. Ainda estou muito longe de atingir um nível expert em linguagens de programação e desenvolvimento em geral, mas a relação íntima com o empreendedorismo e o espírito engajado e inovador de um desenvolvedor me desperta um grande interesse. Porém a área me interessou de cara com as vistas na imigração pelo fato da área não ser regulamentada e o candidato poder trabalhar livremente sem necessitar de uma formação específica. A minha formação, no entanto, é elementar no acúmulo de pontos para o processo.

Pelos meus cálculos ainda precisarei de tempo para me adequar profissionalmente ao processo, pois experiência de trabalho é o mais importante quando você não possui uma Job Offer, de qualquer forma não se consegue uma Job Offer sem experiência de trabalho. Então mais um ou dois anos ainda estão por vir. Independentemente eu diria uma coisa com muita propriedade: é muito bom sonhar e ter projetos, isso só tem me feito bem. Tenho crescido. Aprender dois idiomas nesses três anos que se passaram foi uma experiência magnífica e edificante. E agora descobrir a área de desenvolvimento tem sido uma odisséia de problemas lógicos e filosóficos para resolver. Como sou formado em Comunicação em Multimeios, eu diria que apenas entrei de cabeça na dimensão hipermidiática da minha área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário